Lex

A LUTA DE CLASSES COMO MOTOR DA HISTÓRIA

sexta-feira, 18 de junho de 2010



Hoje relendo o Manifesto Comunista, me deparei com este trecho que eu havia grifado para usar em um trabalho ainda quando estava na faculdade (como o tempo voa), resolvi então postá-lo aqui no blog.

MANIFESTO COMUNISTA (1848)

"(...) A história de toda a sociedade até hoje é a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, burguês da corporação e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travaram uma luta ininterrupta, umas vezes oculta, aberta outras, uma luta que acabou sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com o declínio comum das classes em luta."

A partir desta ideia, toda uma teorização com grau razoável de complexidade se desenvolve. Importa, no entanto, referir, que o Materialismo Histórico e as ideias a si inerentes estão presentes em muitos outros escritos de Marx, Engels ou de ambos, sendo que é através desses textos que a afirmação de um pensamento com uma determinada linha e com um objectivo específico evolui, amadurece e se vai espalhando em termos de divulgação pública e com um alcance geográfico cada vez maior.

1 comentários:

LC Prestes disse...

Hoje a Luta de Classes está mais "mascarada" mais nunca foi tão clara!. Os Ricos cada vez mais ricos os pobres cada vez mais pobres, hoje até brasileiro já consta da Lista da FORBES dos Bilionários do Mundo. A concentração de riquezas em tão poucas mãos esta se transformando num perigo para todos os trabalhadores.

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.