Lex


por: ABP - Comissão Nacional de Enlace Costa Rica

ABP, 07/03/2010

Organizações sociais e políticas da Costa Rica alertam e repudiam a presença de força naval e pessoal estadunidense na Costa Rica. A Comissão Nacional de Enlace alerta, mediante Comunicado Urgente, que o governo de Laura Chinchilla ao permitir a entrada de força militar do país do norte, soma-se aos planos dos Estados Unidos de intervenção e desestabilização contra a república Bolivariana da Venezuela, entre outros países latino-americanos. A continuação, publicamos o comunicado completo.

COMISSÃO NACIONAL DE ENLACE

Comunicado urgente

Os Estados Unidos ocupam a Costa Rica e adicionam o país à sua agenda de guerra

A Comissão Nacional de Enlace repudia categoricamente a presença de forças navais e pessoal militar estadunidense na Costa Rica. Consideramos que a permissão outorgada pela fração do Partido Libertação Nacional (PLN), pelo Movimento Libertário (ML) e pela Renovação Costarriquenha (RC), para essa força militar estadunidense atracar, compromete severamente a Costa Rica em muitos níveis, principalmente porque soma nosso país aos planos e à agenda de guerra do governo dos Estados Unidos, e ainda converte nosso território em um objetivo militar.

Responsabilizamos diretamente a submissa e irresponsável fração do PLN, já sem máscara nenhuma, a ultradireita do ML, e ao deputado fantoche do RC de qualquer situação que se dê no marco desta ocupação de nosso território por parte dessa força naval estadunidense, que adquire direitos para fazer o que quer no território nacional, sempre que considerem que seja necessário para cumprir "sua missão". A Costa Rica, além disso, renuncia apresentar qualquer reclamação por dano, perda ou destruição da propriedade de outro, lesões ou morte do pessoal de ambos que surjam das atividades.

A história vendida pelo governo de Laura Chinchilla de que essa incursão militar é para lutar contra o narcotráfico e que os "marines" vêm construir escolinhas, ninguém acredita. Esta nova fase, a ocupação militar, é uma consequência direta, derivada dos compromissos adquiridos no capítulo de segurança no marco do TLC, assinado por Oscar Arias, que já havia transformado a Costa Rica em um protetorado dos Estados Unidos.

Com esta ação, o governo de Laura Chinchilla, apoiado pela cúpula política do PLN, respaldada pelo ML e pelo RN soma-se abertamente ao Plano Colômbia e à agenda de agressão e guerra contra a República Bolivariana da Venezuela e outros países sul-americanos ameaçados abertamente pelos Estados Unidos.

Não estamos vivendo tempos fáceis. A qualquer momento, dado o nível de contradições que existe no mundo, pode explodir uma guerra de consequências inimagináveis. Com esta ação do governo estamos cientes do que apostaram, e terão que assumir todas as responsabilidades e as consequências.

COMISSÃO NACIONAL DE ENLACE

San José, Costa Rica

Traduzido por: Valeria Lima

0 comentários:

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.